Plano de classificação

Rali Londres-México passou por Arganil em abril de 1970Data Inicial:1970-04-24Data Final:1970-04-25Nível de Descrição:ReportagemNº Imagens:38Menções de Responsabilidade:Foto BrandãoFunção: O autor cedeu ao Município de Arganil os direitos de utilização de imagem dos registos fotográficosÂmbito e Conteúdo:Em abril 1970 o Rali Londres-México passou por Portugal e na madrugada de 24 para 25 a caravana da prova teve Arganil como base, exatamente porque o troço entre a nossa vila e Pampilhosa da Serra, incluindo a perigosa descida para Casal Novo, constituiu-se como a única prova seletiva (troço cronometrado) do nosso país.

Foi uma noite em que a nossa terra não pregou olho recebendo, com pompa e circunstância, a imensa comitiva dos destemidos que integraram essa inesquecível aventura.
Foi uma noite em que a nossa terra não pregou olho, recebendo, com pompa e circunstância, a imensa comitiva dos destemidos que integraram essa inesquecível aventura.

Desde o início da tarde de 24 de abril que a vila de Arganil vinha acolhendo milhares de forasteiros, jornalistas nacionais e estrangeiros, repórteres de imagem, elementos da organização, dezenas de mecânicos e até Jimmy Greaves uma grande vedeta do futebol mundial da época, capitão da seleção de Inglaterra e também sua alteza real o Príncipe Michael de Kent o que deu às ruas de Arganil uma anormal agitação.
Arganil, que na época começava de ficar conhecida pelos Ralis TAP, Rainha Santa e principalmente pela Volta a Portugal em automóvel do Clube 100 à Hora, foi por esses dias o centro do mundo informativo.

Quem levou a taça na cidade do México foi o finlandês Hannu Mikkola do Ford Escort 1850 GT MK1.
Descritores:RaliLocalidade:ArganilLocal:Paço GrandeConteúdo Digital:1ª Fotografia: O primeiro carro a chegar à Arganil foi o Ford Escort 1850 GT MK1 n.º 14 dos polacos Sobieslaw Zasada e Marek Wachowsk. / A partida foi dada pelo presidente da Câmara de Arganil, professor José Dias Coimbra, empunhando uma bandeira de Arganil.2ª Fotografia: A população fez questão de estar presente neste grandioso evento internacional. / (da esquerda para a direita) os Arganilenses Odete Paiva/ Conceição Novais Vilela/ Anália Ferreira / José Vítor Ferreira3ª Fotografia: Grupo de admiradores / Primeiro por identificar/Vítor Ventura/José Pedro Jorge/Jaime Fernandes/por identificar/Miguel Serra/José Frederico Pires/os dois últimos por identificar4ª Fotografia: Juventude em amena cavaqueira para o certame no Café Teatro. / Carlos Afonso Pereira, Carlos Novais e Alberto Cordeiro5ª Fotografia: Ministério da Ultramar oferece café puro português “de Angola” aos concorrentes e visitantes. / Nesta fotografia pode-se observar os Arganilenses Jorge Cordeiro, atrás junto ao candeeiro, e Vítor Ventura último da direita.6ª Fotografia: Cobertura radiofónica do acontecimento realizada pela Rádio Renascença, com o locutor Carlos Cruz ao microfone.7ª Fotografia: Carlos Cruz e a sua equipa munem-se de energia para enfrentar a dura e longa noite de espetáculo. / (1ª fila) os últimos dois são Carlos Cruz e o jornalista e piloto Francisco Santos, (2ª fila) aparecem os Arganilenses Jaime Ventura/Joaquim Casaleiro/António Vasconcelos/José Gomes/ António José/Joaquim Dias Fernandes/Guarda Candosa.8ª Fotografia: No Paço Grande, a irlandesa Rosemary Smith do Austin Maxi n.º 74, é entrevistada pelo famoso jornalista Francisco Santos que em tempos tinha sido piloto de rali e colaborou entre 1962 a 1972 com revistas e jornais, tais como: “O Mundo Desportivo”, “A Capital”, “Século Ilustrado”, “Diário Popular”, “Motor” e “Volante”9ª Fotografia: Austin Maxi n.º 74 das britânicas Rosemary Smith, Alice Watson e a francesa Ginette Derolland.10ª Fotografia: Oficina Mateus, atualmente oficina Alves Bandeira foi uma das muitas oficinas da vila de Arganil cedidas às equipas participantes.11ª Fotografia: Na oficina Mateus preparam-se as viaturas para mais uma longa jornada. / À frente, o Morris 1800 n.º 91 das britânicas Jean Denton, Pat Wright e Liz Crellin. / Atrás o Volvo 144 n.º 42 do argentino Jose Araujo e do britânico John Batley12ª Fotografia: Austin Maxi n.º 96 dos britânicos Terry Kingsley, Peter Evans e Michael Scarlett em manutenção na antiga oficina Mateus.13ª Fotografia: No centro da vila em frente à oficina Mateus, vê-se o Austin Maxi n.º 20 das britânicas Patrícia Ozanne, Bronwyn Burrell e Katrina Kerridge-Reynolds.14ª Fotografia: Junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários Argus, as equipas da Ford montaram o camião oficina da marca onde prepararam as máquinas para a próxima etapa.15ª Fotografia: Perto das equipas da Ford curiosos assistem às reparações das potentes máquinas de corrida, sobre o olhar atento do Guarda Santos. / À frente o Ford Escort 1850 GT MK1 n.º 26 dos britânicos Jimmy Greaves e Toni Fall. / Atrás o Ford Escort 1850 GT MK1 n.º 18 do finlandês Hannu Mikkola e do sueco Gunnar Palm.16ª Fotografia: Ford Escort 1850 GT MK1 n.º 26 dos britânicos Jimmy Greaves e Toni Fall.17ª Fotografia: Ford Escort 1850 GT MK1 n.º 26 .18ª Fotografia: Momentos da partida do Ford Escort 1850 GT MK1 n.º26 dos britânicos Jimmy Greaves e Toni Fall.19ª Fotografia: Alguns apreciadores a admirar as máquinas da Ford enquanto a equipa faz reparações. / À direita o Ford Escort 1300 GT n.º 45 de Dough Harris e Michael Butler. / Ao meio (de casaco claro) está Terry Hunter do Porsche 911S n.º 2.20ª Fotografia: O britânico Terry Hunter a bordo do Porsche 911S n.º 2. / Sobre a janela encontra-se a senhora Maria do Nascimento Jorge e Professor José Dias Coimbra e, logo atrás, outro piloto do Porsche 911S nº 2, o britânico, Geoffrey Mabbs.21ª Fotografia: Porsche 911S n.º2 dos britânicos Terry Hunter e Geoffrey Mabbs.22ª Fotografia: Porsche 911S n.º2 o piloto Geoffrey Mabbs, aparece no lado esquerdo do carro com o capacete na mão. / Nesta fotografia pode-se ver os Arganilenses José Pinheiro, Manuel Fernandes, António José Covas.23ª Fotografia: No Paço Grande Walker T.W, e Leonard Dennis M, J. preparam-se para a partida a bordo do Vauxhall Victor Estate n.º 37. / 1ª fila do público, em segundo lugar pode-se observar o piloto português Francisco Romãozinho, que aqui estava apenas como espectador e comentador.24ª Fotografia: O Citroën DS21 n.º25 da dupla francesa Claudine Bouchet e Colette Perrier.25ª Fotografia: Citroën DS21 n.º 12 da dupla francesa Robert Neyret e Jacques Terramorsi.26ª Fotografia: Peugeot 504 n.º 72 dos britânicos Freddie Preston e Michael Bailey na área de controlo.27ª Fotografia: À esquerda o Mercedes-Benz 280 SE n.º 24 dos alemães Edgar Herrmann e Dieter Benz. / À direta o Porsche 911S n.º 228ª Fotografia: Morris 1800 n.º 73 dos britânicos Anthony Pett, David Franks e Robert Robertson.29ª Fotografia: À esquerda o Mercedes-Benz 280 SE n.º24 dos alemães Edgar Herrmann e Dieter Benz. / À direta o Porsche 911S nº 2 dos britânicos Terry Hunter e Geoffrey Mabbs.30ª Fotografia: British Leyland 1800 n.º 34 dos britânicos Hugh Penfold, Peter Jones e Eric McInally.31ª Fotografia: Mercedes-Benz 280 SE n.º 38 do trio alemão Alfred Katz, Alfred Kling e Albert Pfuhl.32ª Fotografia: Preparação para a partida do Peugeot 504 n.º 78 dos argentinos Emil Ipar, Enrique Esteguy e Juan Esteguy.33ª Fotografia: BMW 2002 TI n.º 29 dos bolivianos William Bendeck, Dieter Hubner e Jorge Burgoa.34ª Fotografia: Preparativos para a partida do Austin Maxi n.º 20 das britânicas Patricia Ozanne, Bronwyn Burrel e Katrina Kerridge-Reynolds.35ª Fotografia: Preparação para a partida do Moskvitch 412 n.º 21 dos soviéticos Ivan Astafieva, Alex Safonov e G. Garkaicha.36ª Fotografia: O Moskvich 412 n.º84 dos soviéticos Emmanuil Lifshitis e Victor Shchavelev.37ª Fotografia: Alguns pormenores para o arranque do Morris 1800 n.º 41 dos britânicos Jeremy Rugge-Price, Charles Morley-Fletcher e Philip Beaver.38ª Fotografia: Ford Escort 1300 GT n.º 45 da dupla britânica Dough Harris e Michael ButlerHiperligação:Site AutoSport HistóricoA Comara de Arganil nº 6283 de 28 de abril de 1970, pág. 1 e 5Site Hero-Era (plataforma Grã-Bretanha sobre automobilismo histório)Site Historics Auctioneers (plataforma Grã-Bretanha sobre leilões de automóveis históricos)Lista de classificaçãoCódigo de Referência:PT/MAGN/1/FB/01/000008