Alda Maria Alves Ferreira de Figueiredo Ferro
Embora tenha nascido fora do concelho, Alda Ferro guarda uma forte ligação afetiva a Arganil e sua aldeia - terra natal dos seus pais e placo de muitas das suas memórias de infância. Passou inúmeras férias em locais como Sarnadela e Vilarinho do Alva, onde o quotidiano rural, os rituais religiosos, os mergulhos no rio Alva e os momentos com os avós marcaram a sua história.
Rali Londres México voltou à Arganil
Em 25 de abril de 1995, Arganil recebeu uma edição especial do Rali Londres México, assinalando os 25 anos da prova original de 1970.
Rali Londres México passou por Arganil na madrugada de 25 de abril de 1970
Na madrugada de 24 para 25 a caravana da prova teve Arganil como base, foi uma noite em que a nossa terra não pregou olho, recebendo, com pompa e circunstância, a imensa comitiva dos destemidos que integraram essa inesquecível aventura.
Teatro Alves Coelho anos 80
Fernando Brandão, natural de Arganil, nasceu em 1941. A sua coleção de fotografia inicia-se na década de 1960 e incide maioritariamente no concelho de Arganil, testemunhando a vida social e institucional até aos dias de hoje.
Feira do Mont´Alto anos 70
Memórias da tradicional e tão velhinha feira do Mont´Alto nos anos 70
Aconteceu há 53 anos
A tradicional e secular Feira do Mont´ Alto, atraiu milhares de visitantes à nossa vila. Este evento, profundamente enraizado na cultura local, ofereceu um ambiente de lazer e socialização, para além da habitual função comercial. A feira era um local especial para matar saudades da terra natal, da família e dos amigos.
anos 70
A 15 de agosto celebra-se o dia da nossa Senhora do Mont´Alto, a padroeira de todos os Arganilenses. Neste dia realiza-se a impressionante procissão das velas, em que a nossa senhora é acompanhada por devotos, segurando nas mãos velas acesas, cantando cânticos de louvor e geralmente acompanhadas pela Filarmónica Arganilense. Ao Mont´Alto afluem pessoas de vários lugares para participar nesta lindíssima cerimónia religiosa.
Aconteceu há 47 anos
Atuaram dois grupos locais, marcha da D. Lurdes e a marcha do grupo recreativo “Recordar é Viver”, grupos liderados por duas grandes impulsionadoras da terra, as primas Maria de Lurdes Fernandes e Noémia Ventura. As marchas saíram à rua no dia 12, noite o Santo António e a 23 para festejar o São João e, dia 28 o São Pedro, a exibição foi na Praça Simões Dias, que se encheu de gente entusiasmada para assistir a tão glorioso evento.
Este dia não foi esquecido pelo Arquivo Municipal de Arganil que dá a conhecer o trabalho desenvolvido diariamente.
A 9 de junho de 1948, a UNESCO criou o Conselho Internacional de Arquivos. Desde 2007 que este dia é também escolhido para assinalar o Dia Internacional dos Arquivos, que tem como objetivo alertar para a importância que os arquivos assumem como instituições de memória das nações e das sociedades.
Foi há 50 anos, na Praça Simões Dias
Reportagem fotográfica da Manifestação patriótica promovida pelo Movimento Democrático do Concelho de Arganil, para uma tomada de posição após a Revolução de 25 de Abril de 1974.
Baile para comemorar a conclusão do curso geral do comércio, este ano letivo foram diplomados os primeiros 16 alunos da Escola Técnica.
Bailes de finalistas anos 70
Com esta iniciativa o Arquivo Municipal de Arganil pretende recolher e identificar as memórias representadas nas fotografias, que são autênticos testemunhos da história da nossa terra.
Encerramento do ano letivo 1971/72
Encerramento abrilhantado com baile, no qual se festejou também os primeiros alunos diplomados pela Escola, criada em 1969.
Aconteceu há 49 anos!
Recordar para "não deixar que a memória se apague!". Este baile foi abrilhantado pelos conjuntos "Núcleo" de Lisboa e "Pop King´s" de Côja. Neste ano foram cerca de 80 alunos finalistas.